By ascom@camaru.org.br 30 de maio de 2019
Associados do Sindicato Rural de Uberlândia que possuem rebanhos de até 40 cabeças de gado passam a contar com assistência veterinária e zootécnica gratuita oferecidas pela instituição. A medida que visa a melhoria da situação socioeconômica dos produtores rurais associados, foi possível graças a convênio firmado com as empresas Cerrado Pecuária e Zootrofes Nutrição e Saúde Animal.
Os veterinários parceiros do Sindicato Rural prestarão serviços na propriedade rural, entre eles estão as seguintes atividades:
- Vacinação do rebanho
- Orientação técnica sobre produção de volumosos para nutrição
- Elaboração de calendário sanitário
- Manejo preventivo de doenças
- Orientações zootécnicas e para acasalamentos
- Manejo higiênico de ordenha
- Diagnostico de gestação (toque uma vez por ano) em propriedade com até 40 matrizes
- Orientações sobre conforto e bem-estar animal
- Escrituração zootécnica
- Análise econômica financeira da atividade
- Determinação dos pontos críticos e apresentação de soluções
- Um exame andrológico por associado por ano
No caso da aplicação de vacinas, as doses deverão ser adquiridas previamente pelo associado. O público alvo do convênio são todos os produtores rurais associados ao Sindicato Rural de Uberlândia que estiverem em dia com a anuidade e possuírem no máximo 40 animais adultos. Associados terão direito a uma visita da equipe de veterinários por ano. Pecuaristas com rebanhos maiores do que 40 animais terão acesso ao serviço com desconto de 40% sobre a tabela de preços de serviços veterinários da região do Triângulo Mineiro.
As visitas poderão ser agendadas com no mínimo 20 dias de antecedência pessoalmente no setor de atendimento ao associado ou pelo telefone (34) 3292 8809, estando a confirmação vinculada à disponibilidade de agenda. Os trabalhos das empresas conveniadas estarão disponíveis na sede da instituição de segunda à quarta-feira, das 8:00 às 17:30 horas. Os serviços serão prestados por um zootecnista e dois veterinários sob a coordenação dos profissionais Vitor Tadeu Santos Teixeira, Charlston Damis Rodrigues e Rodrigo Loureiro Alves.
O associado receberá a visita agendada e, ao final, terá um termo de descrição dos serviços, com assinatura do prestador e do produtor rural ou representante por ele indicado e ainda por pessoa determinada pelo Sindicato Rural de Uberlândia. Os deslocamentos até as propriedades rurais, bem como a alimentação dos profissionais deverão ser fornecidos pelo associado. Os atendimentos estarão disponíveis a partir de 1º de julho de 2019.